A Madalena precisa de limpar e trocar o penso a uma ferida cirúrgica. O António, retirar os pontos após uma operação. A Susana está com uma amigdalite que exige uma injeção de penicilina, o Filipe quer verificar a tensão arterial, a Marta controlar os níveis de glicémia e o Miguel, que planeia viajar para África, apanhar a vacina contra a febre amarela. O que têm em comum estas pessoas? São todas utentes que optaram por recorrer aos serviços de enfermagem dos centros de saúde!

A inclusão de serviços de enfermagem nos centros de saúde tem vindo a colmatar as necessidades dos utentes a nível de atendimento e prestação de cuidados de saúde essenciais, preventivos ou curativos: do aconselhamento sobre saúde à administração de vacinas e medicamentos injetáveis, passando pelo tratamento de feridas e apoio domiciliário a doentes acamados.

Efetivamente, um serviço de enfermagem pode ser a melhor solução para quem necessita de cuidados pontuais ou continuados, seja um doente crónico, em convalescença pós-operatória ou em qualquer outra situação que requeira atenção médica.

 

Principais valências dos serviços de enfermagem

 

Vacinação

Porque as vacinas continuam a ser o meio mais eficaz de proteção contra certas doenças, os centros de saúde são a escolha mais óbvia no que toca a vacinação de recém-nascidos a crianças até 10/13 anos, seguindo o Programa Nacional de Vacinação que recomenda ainda a vacina contra o tétano e difteria de 10 em 10 anos.

 

Tratamentos

  • Administração de injeções : apesar das seringas serem odiadas por grande parte dos utentes, este é um meio muito eficaz porque os efeitos do medicamento em causa ocorrem de forma mais rápida. Em caso de necessidade, pode-se recorrer aos serviços de enfermagem dos centros de saúde para a administração de injeções.
  • Tratamento de feridas: cortes, esmagamentos, mordedoras, picadas, queimaduras, hematomas, escoriações, pensos cirúrgicos, extração de pontos e agrafos… são vários os tipos de ferida que podem receber tratamento nos serviços de enfermagem dos centros de saúde.
  • Entubação nasogástrica: eis uma técnica utilizada em utentes incapacitados de se alimentarem naturalmente (e também para preparação para determinadas cirurgias ou exames) que é feita na maioria dos centros de saúde.
  • Reabilitação: para a recuperação da funcionalidade do utente após lesões ou doenças e para o diagnóstico e tratamento de inúmeras patologias, é recomendada a reabilitação que pode ser agendada num centro de saúde.
  • Algaliação: por vezes é necessário recorrer aos serviços de enfermagem para a introdução de um cateter no interior da bexiga através da uretra, como procedimento de diagnóstico ou terapêutico.
  • Acompanhamento de doentes: diabéticos, hipertensos, colostomizados e ileostomizados, entre outros.
  • Avaliação de parâmetros vitais: tensão arterial, glicémia e pulso.
  • Primeiros socorros: aplicação de técnicas eficazes para reduzir a gravidade da situação, melhorando as hipóteses de sobrevivência de uma pessoa.

Assistência ao domicílio

Os centros de saúde disponibilizam consultas de enfermagem preventiva e/ou curativa no domicílio, bem como assistência a idosos e/ou dependentes a nível de cuidados de higiene e conforto: de hidratação da pele a massagens circulatórias, passando pela higiene completa.

 

Precisa de trocar um penso? Levar uma vacina? Verificar os níveis de glicémia? Pois bem, agora já sabe que não é caso para correr ao hospital mais próximo nem a uma entidade de saúde privada. Qualquer centro de saúde, aí por perto, possui um serviço de enfermagem capaz de lhe prestar todos os cuidados!

Responder

  1. isabel carvalho

    Boa tarde,
    Necessito de tomar a vacina do tétano, Preciso de fazer marcação, ou para vacinação não tem horários.
    Obrigada

    1. Equipa Centros de Saude.pt

      Boa tarde Isabel,

      Esta informação pode variar de centro para centro. Para esta informação específica, terá de entrar em contacto diretamente com o Centro de Saúde de Alvalade através dos contactos expostos no seu perfil aqui na plataforma.

      Obrigada,
      Raquel Nascimento

  2. Maria

    Deviam de dar horários de cada serviço dos Centros, pois se não atendem telefones de que vale tentar ligar.
    Mas como para vocês é muito complicado serem um site nacional de informação de serviços e os horários de atendimento dos serviços nos centros de saúde, o utente tem de ligar e rezar que o atendam ou desistir após 2 dias a ligar e deslocar-se pessoalmente pagando até transportes públicos ou ainda esperar q não seja fim de semana e que não tenha de fazer isto para saber o horário para ir mudar um penso .

  3. Célia Fernandes

    Boa tarde,

    Necessito de um esclarecimento da v/ parte, nos centros de saúde existe alguma restrição para o posto de enfermagem não poder efectuar o penso mediante a guia de tratamento?, ou seja, o penso só poderá ser efectuado no centro de saúde onde se encontra inscrito?

    Grata pela atenção.

    Atentamente,
    Célia Fernandes

  4. Marta Vaio

    Boa Noite,
    Agradeço o vosso esclarecimento quanto à seguinte questão:
    – Tenho atualmente a minha mãe a residir num lar;
    – Ela precisa de um tratamento de enfermagem relativamente a uma unha encravada.
    – A morada do lar não pertence à área do centro de saúde onde a minha mãe está inscrita (residência antes de ir para o lar):
    – Posso ir com ela ao centro de saúde da área de morada do lar?
    – Quais os procedimentos a adoptar?
    Obrigada,
    Ctºs Marta Vaio

  5. Dauto Jeichande

    Boa tarde,

    Fiz uma cirurgia e tenho a informação para fazer o penso no dia 12/07/2019 no centro de saude de Queluz. Preciso fazer a marcação ou tenho apenas de comparecer no própio dia.

    obrigado,

    Dauto

  6. Teresa Ramos Dias

    Boa tarde
    A minha mãe com 95 anos de idade e acamada,nacassita de cuidados de enfermagem no domicílio (tratamento de escaras)Gostaria caso seja possível que me informassem como deverei proceder.Desde já agradeço vossa resposta.