Todos nós ouvimos, desde pequenos, que a vitamina C não só ajuda a prevenir a gripe, como também a cura. Mas será que isto é mesmo verdadeiro? Ou será apenas um mito criado popularmente? Decidimos investigar esta questão, e deixamos-lhe aqui os resultados.

O mito

Diz-se então que a vitamina C ajuda na cura da gripe, sendo que suplementos desta vitamina são tomados aos primeiros sintomas, como espirros ou corrimento do nariz. Mas, na verdade, a vitamina C não ajuda na cura, nem alivia os sintomas tipicamente associados à gripe. Foram já realizados diversos estudos científicos sobre o assunto, mas ainda nenhum conseguiu estabelecer que a vitamina C realmente faz diferença na gripe. Por isso, quando espirrar e lhe disserem que tem de tomar vitamina C, saiba que isso é um mito.

A verdade

No entanto, isso não significa que a vitamina C não tem um papel importante no seu sistema imunitário. A verdade é que o consumo regular de alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, limões e brócolos, ajuda o seu corpo a produzir mais glóbulos brancos (que o defendem das doenças), e pessoas que consomem mais esta vitamina estão menos propensos a ficarem doentes que quem não a consome com regularidade. Por isso, a vitamina C ainda é importante para si e lhe faz muito bem – só não espere que ela seja uma cura milagrosa para quando a gripe já se tiver efetivamente instalado!

Como tomar vitamina C

Apesar de já estarem disponíveis diversos suplementos com esta vitamina, a melhor forma de a consumir ainda é de forma natural, através da alimentação. Alimentos como maçã, tomate, pimentos, laranja e morango são ricos em vitamina C, mas não são os únicos.  Geralmente, indivíduos com uma dieta equilibrada não têm nenhum tipo de carência desta vitamina. Existem também suplementos à venda em farmácias, mas antes de os tomar, deverá consultar o seu médico e obter a sua aprovação, mesmo que as vitaminas sejam de venda livre.

Responder

  1. Avatar
    Instituto Médico Privado

    No Instituto Médico Privado somos especialistas em Medicina Estética e Nutrição. Localizados na cidade do Porto, temos como objetivo oferecer as técnicas mais inovadoras e avançadas do mercado, realizadas por especialistas num ambiente seguro e profissional.
    Saiba mais sobre os nossos programas personalizados, direcionados para a condição física e os objetivos de cada um.
    Todos os casos têm uma solução, venha conhecer a sua.
    http://www.institutomedicoprivado.com