Todos sabemos ou julgamos saber o que é e para que serve um Centro de Saúde, mas na hora de fazer a inscrição, no momento do aperto, no dia de trocar um penso a uma ferida, de marcar uma consulta com o médico de família, de pensar no check-up anual… surgem dúvidas. Esclareça-as desde já!

O que se entende por Centro de Saúde?

Centro de Saúde é a unidade básica do SNS (Serviço Nacional de Saúde) para atendimento e prestação de cuidados de saúde primários à população.

O que são cuidados de saúde primários?

São todas as ações de carácter preventivo e curativo, cuidados de reabilitação e medidas de promoção da saúde.

Quem trabalha num Centro de Saúde?

Além de administrativos, trabalham médicos de clínica geral, delegados de saúde e enfermeiros. Também podem existir outros clínicos, como técnicos de serviço social, higienistas orais, nutricionistas e psicólogos.

Em que Centro de Saúde é que um utente se deve inscrever?

Deve inscrever-se sempre no Centro de Saúde da sua área de residência. Também pode fazer a inscrição num Centro de Saúde fora da sua área, desde que o pedido seja devidamente justificado, mas perde o direito às consultas e apoio domiciliário.

Clique aqui para procurar pelo Centro de Saúde mais próximo de si!

Como se faz a inscrição num Centro de Saúde?

O utente deve dirigir-se ao local, levando os seus documentos de identificação (bilhete de identidade, número de Segurança Social ou cartão do cidadão), bem como comprovativo de residência. Caso esteja isento de pagar as taxas moderadoras ou tenha um regime especial de comparticipação de medicamentos, deve fazer-se acompanhar também dos respetivos documentos comprovativos. Após a inscrição, recebe um número e/ou cartão de identificação de utente do SNS.

Talvez também tenha interesse em ler o nosso artigo sobre marcação eletrónica de consultas.

Qual o horário de atendimento de um Centro de Saúde?

A maioria dos Centros de Saúde funciona todos os dias úteis, entre as 8 e as 20 horas, mas existem algumas unidades abertas em horário alargado e aos fins de semana.

Para obter informações sobre como marcar uma consulta, clique aqui!

Que tipo de serviços são disponibilizados num Centro de Saúde?

Serviços comuns a todos os Centros de Saúde

  • Consultas de clínica geral/medicina familiar: para cuidados de saúde ao utente e família, nas diferentes etapas da sua vida.

Mais informações sobre médicos de família? Clique aqui!

  • Serviço de saúde pública (delegado de saúde): para pedidos de inspeções médicas para fins legais ou outros, como inspeções especiais para a carta de condução, atestados de robustez para a função pública, atribuição de graus de incapacidade em casos de deficiência ou doença crónica.
  • Serviço de Enfermagem:para prestação de diversos tipos de cuidados, como administração de vacinas e medicamentos injetáveis, tratamento de feridas, apoio domiciliário a doentes acamados, etc.

Para mais informações sobre esta valência, leia o nosso artigo sobre o que são e para que servem os serviços de enfermagem dos Centros de Saúde!

  • Vacinas: para administração de todas as vacinas incluídas no Programa Nacional de Vacinação.

Mais informações sobre vacinação? Clique aqui!

  • Consultas e apoio domiciliário:para prestação de cuidados domiciliários, designadamente consultas médicas ou cuidados de enfermagem nos casos em que os utentes não conseguem deslocar-se ao Centro de Saúde.

Serviços disponíveis em apenas alguns Centros de Saúde

  • Consultas específicas: para determinadas situações, como gravidez, diabetes, saúde infantil, planeamento familiar, etc.
  • Serviço Social:para prestação de esclarecimento e apoio relativamente a problemas de natureza social.
  • Exames auxiliares de diagnóstico:para a realização de análises clínicas e radiografias.
  • Unidades de internamento: para internamento dos utentes.

 

E agora que sabe o que é e para que serve um Centro de Saúde, talvez seja hora de começar a usufruir deste serviço!

Responder

  1. Frederico Costa

    Horários praticados nas vacinas não tem ou não vi