O Natal é uma altura de família, partilha e iguarias tradicionais. Tudo isso é maravilhoso, mas com tantas tentações é também uma época convidativa a cometer muitos excessos alimentares. Para além dos quilos a mais, a saúde sai prejudicada e é natural que sinta falta de energia.

Se não conseguiu evitar e aproveitou a época sem restrições, deixamos algumas dicas perder peso ganho no Natal.

 

Estableça objetivos realistas

É tão fácil dizer que vamos fazer uma dieta como desistir dela. Uma das razões pelas quais é tão comum perder a motivação é o traçar de objetivos irrealistas. Comece por pensar em perder entre meio quilo a um quilo por semana.

Depois de perder alguns quilos, mesmo que não seja o seu peso ideal, foque-se em manter o que conquistou em vez de ceder à frustação. É natural que o ritmo de emagrecimento abrande, mas não é razão para desistir.

 

Livre-se de tentações

É mais fácil ceder se ainda tiver à vista todos os doces de natal. Faça uma limpeza na dispensa e no frigorífico, e aproveite para distribuir alguns pelos seus amigos e família!

 

Aposte num pequeno almoço completo

Não é por acaso que o pequeno almoço é considerada por especialistas a refeição mais importante do dia. Um pequeno almoço equilibrado e completo irá não só permitir que consuma os nutrientes necessários para ter energia ao longo dia, como acelera o seu metabolismo.

Aqui, aposte em alimentos ricos em proteína, fibras e vitaminas. Por outro lado, corte em alimentos com hidratos brancos, como o pão simples, arroz ou massa. Esta é aliás uma dica que deve levar em todas as refeições!

 

Beba muitos líquidos

Comece por eliminar todas as bebidas calóricas da sua dieta, como bebidas alcoólicas, regrigerantes ou qualquer bebida com adição de açucar. Substitua todas essas bebidas por água ou chá.

Chás de ervas podem ser uma ajuda precisosa para a purificação do organismo depois dos excessos. Exemplos disso são o chá verde, que ajuda no processo de emagrecimentos, ou o chá de cavalinha, indicado para combater a retenção de liquídos.

 

Faça exercícios simples sem precisar de ginásio

Para perder algum peso ganho nas festas, é importante apostar no exercício físico.

Pode combinar uma série de exercícios de diferentes intensidades, muitos sem sair de casa, desde que faça várias repetições de cada um. Veja alguns dos exercícios que pode fazer em circuito para ajudar a combater a os excessos das festas:

  • Agachamentos
  • Com a ajuda de uma caixa pode fazer dois exercícios: salto de pés juntos com agachamento para a caixa , e subidas e descidas contínuas
  • Burpees
  • Prancha
  • Flexões de braços (que poderão ser feitas com o apoio dos joelhos no chão)
  • Faça longas caminhadas ou aproveite para andar de bicicleta

 

Com disciplina, há sempre forma de reverter alguns excessos cometidos nesta época natalícia. De qualquer forma, se os excessos o levaram a algum problema de saúde que estas e outras dicas não estão a ajudar a resolver, pode sempre contar com o seu centro de saúde.

Responder

  1. Avatar
    Maria José Magalhães

    Gostei das dicas enviadas.